Embraiagem Peças moto
Embraiagem para Top marcas de moto
A embraiagem das motos transfere o binário do motor para a transmissão. A mesma assegura a engrenagem suave de velocidades de forma a alterar a velocidade do veículo.
Tipos de embraiagem das motos:
- Húmidas. A maioria das motos de estrada utilizam este tipo de embraiagem. Possuem um lubrificante no sistema. Esta assegura a engrenagem suave das velocidades e também protege os elementos da unidade de sobreaquecimento. Uma desvantagem deste tipo de sistema é a de exigir uma manutenção periódica. Em particular, os filtros da caixa de velocidades e o óleo da transmissão têm de ser substituídos regularmente. A vida útil da unidade ultrapassa os 100 000 km.
- Secas. Utilizadas maioritariamente em motos de corrida e menos comuns do que as de estrada. As velocidades são engrenadas rapidamente e de forma precisa, devido ao elevado nível de fricção. Este tipo de engrenagem pode ser desconfortável para um motociclista iniciante. As suas desvantagens incluem a vulnerabilidade das peças ao sobreaquecimento e ao desgaste por abrasão. A vida útil da unidade é de 90 000 a 100 000 km.
Principais componentes da embraiagem das motos:
- Invólucro. Assegura que os componentes do sistema estão adequadamente alinhados e estabelecem contacto fiável.
- Placas. O sistema alberga vários elementos oscilantes dos tipos que se seguem:
- Aço. São placas lisas com argolas internas.
- Fricção. Têm argolas externas e um forro feito de um material abrasivo para criar fricção.
- Molas. Asseguram a pressão uniforme entre as placas de aço e de fricção.
- Juntas. Vedam a unidade e evitam a entrada de partículas abrasivas no seu interior.
- Suportes. Incluem os rolamentos de rolos que fixam a unidade ao eixo de entrada da caixa de velocidades.
Pode comprar um kit de embraiagem para motos online. Pode incluir todos os componentes da unidade, bem como somente molas ou placas de fricção.
Avarias: as suas causas e sintomas
- Desgaste das placas. Pode ser provocado pela utilização inadequada da moto. A dinâmica inferior em RPM médias é um sinal disso mesmo. Além disso, uma moto com o motor em funcionamento pode afastar-se com a alavanca da embraiagem completamente puxada.
- As molas ficam menos rígidas. Acontece por fadiga do metal. Nesse caso, a transmissão irá funcionar de forma intermitente.
- Placas da embraiagem encravadas. Acontece quando um veículo fica sem utilização num compartimento frio durante um longo período de tempo. Quando acontece este tipo de avaria, a embraiagem não pode ser totalmente desengrenada. Se não conseguir resolver a avaria pressionando a alavanca respectiva várias vezes, deve ser instalada uma nova unidade.
Dicas de manutenção e substituição da embraiagem da moto
- Recomenda-se a substituição da unidade numa oficina. É um procedimento trabalhoso que exige capacidades especiais. Em particular o cabo necessita de ser ajustado.
- Quando têm de ser instalados novos componentes do sistema, é necessário verificar as juntas e os suportes. Os últimos têm de ser apertados com uma determinado torção. Esta é indicada pelo fabricante da moto.
- Uma moto com uma embraiagem avariada não pode ser utilizada. A sua utilização pode levar à contaminação do sistema de lubrificação do motor e provocar falhas no motor.
AUTODOC: apenas peças de elevada qualidade para motos
Na nossa loja online, temos promoções frequentes, bem como peças nas condições mais favoráveis. Torne-se cliente do site AUTODOC e comece a poupar.
Uma gama de novas peças de moto
Recomendamos os nossos melhores vendedores na categoria de Embraiagem.As seguintes peças de reposição para motos foram encomendadas com mais frequência pelos nossos clientes.