Transmissão Peças moto
Transmissão para Top marcas de moto
A transmissão final da moto transfere o binário da motor à roda traseira, fazendo com que a moto se mova.
Tipos de transmissão final da moto
- Corrente. Consiste nos elementos que se seguem:
- Rodas dentadas. As rodas dentadas da transmissão recebem a torção do eixo de saída da transmissão, e as rodas dentadas acionadas transmitem-no para a roda. Estas peças não têm uma vida útil definida.
- Corrente. Transferem a torção da roda dentada da transmissão à roda dentada acionada. Uma tampa especial protege-a da humidade e do pó. Dependendo do tipo de design, a corrente pode durar durante 10 000 ou até mais de 30 000 km.
- Correia. O componente principal é uma correia com dentes da face interior. É colocada nas polias, entre as quais transmite a torção, e pode durar até 100 000 km. A duração exacta está especificada pelo fabricante da moto.
- Eixo da transmissão. É um mecanismo complexo que consiste numa junta em U e um eixo que liga as engrenagens. Um deles está na caixa de velocidades e o outro está fixo no cubo da roda. Os eixos nos carros atuais estão, por norma, protegidos por uma capa. A vida útil deste sistema não está definida contudo, é o mais durável de todos.
Avarias: as suas causas e sintomas
- Os dentes gastos de uma correia ou os elos danificados de uma corrente. São resultado do desgaste natural. Provocam vibrações em caso de ruptura ou sons estranhos ao conduzir uma moto.
- Corrente ou correia partida. Resultam do desgaste extremo e a utilização do componente para além do recomendado. O desgaste prematuro destas peças pode acontecer devido a cargas elevadas e a sujidade. Quando a correia ou a corrente partem, irá ouvir um estalido alto. Se o veículo circular a velocidades elevadas, pode cair.
- Deterioração e folgas entre os elementos da transmissão final da moto do tipo de eixo. Aparecem, em particular, após um impacto severo no decurso de um acidente rodoviário. Pode ouvir estalidos com origem na unidade e a tampa fica com fendas. Também poderá notar rebarbas de metal no óleo durante a sua substituição.
- Fragmentos e outros defeitos das rodas dentadas. Por este motivo, a moto produzirá sons estranhos em movimento e sentirá solavancos durante a aceleração. Estes defeitos são provocados pela utilização da moto fora da estrada de forma descuidada ou pela sua queda.
Dicas de manutenção e substituição da transmissão final da moto
- A unidade deve ser sujeita a manutenção de acordo com o manual de reparação da moto. Por exemplo, o manual especifica a frequência necessária com a qual as peças móveis têm de ser lubrificadas. Lembre-se, se teve de utilizar a sua moto sob chuva intensa ou em zonas muito poeirentas, a unidade terá de ser submetida a manutenção não programada.
- A limpeza deve ser efectuada de acordo com o tipo de componentes. Por exemplo, algumas correntes necessitam de tratamento com químicos especiais.
- A tensão de uma corrente deve ser verificada e ajustada ocasionalmente.
- Ao substituir as rodas dentadas, é necessário assegurar-se de que estão alinhadas.
- Recomenda-se substituir todos os componentes da unidade ao mesmo tempo. Desta forma reduzirá o risco de ter de os reparar de novo num futuro próximo.
AUTODOC: apenas peças de elevada qualidade para motos
Quer comprar peças de elevada qualidade sem qualquer complicação? Dê uma vista de olhos na gama de produtos do catálogo da nossa loja online e com um par de cliques efetue a sua encomenda sem sair de casa. Aqui poderá comprar componentes para a transmissão final da moto e outros produtos. Durante as promoções, muitas peças estão disponíveis a preços incrivelmente baixos.
Uma gama de novas peças de moto
Recomendamos os nossos melhores vendedores na categoria de Transmissão.As seguintes peças de reposição para motos foram encomendadas com mais frequência pelos nossos clientes.