Escape Peças moto
Escape para Top marcas de moto
Os sistemas de escape para motos são concebidos para arrefecer e conduzir os gases de escape para o exterior do motor. Para além disso, abafam o som do motor em funcionamento.
Principais componentes do sistema de escape para motos
- Sensor lambda. Mede a quantidade de oxigénio nos gases de escape e transmite o sinal respectivo para a unidade de controlo do motor. Este corrige o rácio da mistura ar-combustível, caso seja necessário. A vida útil da peça é de aproximadamente 60 000 km e depende da qualidade do combustível utilizado.
- Conversor catalítico. Provoca uma reação química que diminui a toxicidade dos gases de escape. Este procedimento requer uma temperatura superior a 250 °C. O componente está instalado a seguir ao sensor lambda. A sua vida útil não está limitada.
- Ressoador. Torna os gases menos densos e reduz a sua pressão. Isto evita o bloqueio da porta do escape do motor por meio da contrapressão. Os fabricantes normalmente não especificam a sua vida útil.
- Silenciador. Está na extremidade do tubo de escape e é concebido para reduzir o ruído. É feito em carbono ou metais: aço, alumínio, titânio. Estes componentes do sistema de escape da motor podem ser de dois tipos: absorventes de som e do ressoador. O último não absorve o ruído, mas dispersa-o. O componente não tem vida útil definida.
- Anéis e juntas. Vedam todas as ligações na unidade e evitam a fuga de substâncias tóxicas. Têm de ser substituídos sempre que necessário.
- Fixadores. Fixam as peças de forma segura e normalmente são duráveis.
Avarias: as suas causas e sintomas
- Silenciador entupido. Quando está a ser usado há muito tempo, o componente fica coberto com depósitos de fuligem no seu interior. Um sinal disso é a redução da potência do motor.
- Conversor catalítico entupido. Provocado pela combustão incompleta do combustível e a entrada de óleo na linha. Ambas as situações acontecem em virtude da avaria do motor. Com o conversor catalítico entupido o funcionamento do motor é instável.
- Danos mecânicos. Resultam de um impacto, o que leva à oxidação dos elementos de metal. Por norma, a avaria pode ser detectada durante uma inspeção.
- Danos térmicos. Acontecem devido à entrada de combustível e óleo no sistema de escape. Quando o motor está em funcionamento, podem ser ouvidos ruídos estranhos.
Dicas de manutenção e substituição dos componentes do escape para motos
- Evite a exposição dos componentes à humidade. A mudança rápida de temperatura provocada por água de uma poça em contacto com os tubos quentes leva à destruição do metal.
- Proteja os componentes de danos mecânicos. Mesmo os riscos mais pequenos podem rapidamente levar ao aparecimento e à disseminação da corrosão.
- Faça a manutenção do motor. Em particular, a sua vibração excessiva leva a que os fixadores da unidade se soltem, e a que o combustível não queimado e às partículas do óleo entupam os tubos.
AUTODOC: apenas peças de elevada qualidade para motos
Quer comprar componentes do sistema de escape para motos e receber os seus produtos rapidamente? Encomende online no site AUTODOC. Iremos processar a sua encomenda muito rapidamente e iremos entregá-la rapidamente. Por favor, preste atenção ao facto de que durante as promoções que temos com frequência na nossa loja online, muitos componentes ficam muito mais acessíveis.
Uma gama de novas peças de moto
Recomendamos os nossos melhores vendedores na categoria de Escape.As seguintes peças de reposição para motos foram encomendadas com mais frequência pelos nossos clientes.