Sistema de ignição Peças moto
Sistema de ignição para Top marcas de moto
O sistema de ignição da moto destina-se a inflamar a mistura de ar-combustível, permitindo que o motor funcione de forma estável.
Principais componentes do sistema de ignição das motos
- Velas de ignição. Os seus eléctrodos produzem a chispa necessária para a ignição. A sua vida útil depende dos materiais dois quais é fabricada. Por exemplo, os modelos de níquel podem durar de 15 000 km a 30 000 km, as de cobre de 20 000 km a 30 000 km, as de irídio e platina 60 000 km a 70 000 km. Os componentes que contêm ouro podem funcionar sem problemas durante 80 000 km a 100 000 km.
- Bobina da ignição. Converte a baixa tensão em alta tensão. A ignição é impossível sem uma voltagem suficientemente alta.
- Distribuidor. É utilizado para fornecer alta tensão às velas da ignição.
- Resistência do balastro. Elimina a corrente excessiva.
- Módulo CDI. Acumula a tensão fornecida pelo alternador. Esta é depois fornecida à bobina da ignição.
- Cabos das velas da ignição. Asseguram o fornecimento estável de corrente às velas da ignição. Os cabos estão ligados às velas através de tampas especiais.
- Unidade de controlo. Utiliza os dados de vários sensores para corrigir o funcionamento do sistema. Em particular, a informação sobre as rotações da cambota permite à unidade de controlo calcular a temporização apropriada da ignição.
- Gerador de impulso. É utilizado no sistema electrónico de ignição para produzir impulsos a serem transmitidos ao módulo CDI para criar tensão.
Avarias: as suas causas e sintomas
- Velas da ignição gastas. Dificuldades no arranque do motor, em especial, a baixas temperaturas e elevada humidade, podem indicar este problema. Além disso, esta avaria provoca habitualmente um consumo de combustível elevado. E o resultado natural da utilização das velas para além da sua vida útil.
- Enrolamento danificado da bobina. Leva ao funcionamento instável do motor. Pode ser provocado pela exposição a temperaturas elevadas, já que o componente está localizado nas imediações do motor quente da moto. Além disso, as avarias desta peça podem resultar de problemas num cabo de alta tensão.
- Oxidação dos contactos. Neste caso, é difícil ligar o motor e o consumo de combustível aumenta. A causa é a humidade da estrada que entra no seu interior em virtude de peças instaladas indevidamente.
Dicas de manutenção e substituição dos componentes do sistema de ignição das motos
- Muitos componentes do sistema não têm uma vida útil definida: têm de ser substituídos assim que necessário. É importante assegurar-se de que os fio elétricos da sua moto estão, de forma geral, em boas condições, e não ignorar os sinais de avaria.
- Recomenda-se submeter a unidade à manutenção levada a cabo por especialistas. A manutenção envolve normalmente operações com cabos de alta voltagem.
- Algumas peças podem ser intervencionadas de acordo com as recomendações especificadas pelo manual de manutenção da moto. Por exemplo, é permitido remover a sujidade dos encaixes das velas da ignição recorrendo ao ar comprimido. Não se esqueça de colocar óculos de protecção antes de começar.
AUTODOC: apenas peças de elevada qualidade para motos
Quer comprar componentes do sistema de ignição para motos de forma rápida e económica? Encomende online no site AUTODOC. A pesquisa e escolha dos produtos adequados na nossa loja online irá demorar pouco tempo. Além disso, a entrega é feita de forma rápida. Se estiver em vigor uma promoção no momento da compra, poderá poupar ainda mais.
Uma gama de novas peças de moto
Recomendamos os nossos melhores vendedores na categoria de Sistema de ignição.As seguintes peças de reposição para motos foram encomendadas com mais frequência pelos nossos clientes.